Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A estrutura e composição capilar.

   Olá pessoal, neste primeiro post irei explicar do que é composto o fio de cabelo (fibra capilar). O fio de cabelo é composto de água, lipídeos, enxofre (conhecido também,por ponte dissulfeto), cobre, zinco e proteínas, e entre as proteínas está mais importante, Queratina. A queratina é a principal proteína formadora dos nossos cabelos, ela é composta, sobre tudo, de vinte(20) tipos diferentes de aminoácidos, entre eles estão arginina, cisteína,ácido glutâmico,ácido Aspártico,glicina e etc. A fibra capilar além de tudo isto, é formada por três (3) camadas aonde vai se dividir a composição química citada acima.



  • Medula: A medula é a parte central do fio. Há fios que não tem medula, mais isto não modifica em nada sua saúde.


  • Córtex: É considerado o coração da fibra, aonde fica a melanina(Melanina é responsável pela cor),e a maioria da composição química citada acima, está é a parte aonde ocorre a maior parte das transformações químicas e cosméticas. O grau de elasticidade e resistência,dependem da saúde e estrutura do córtex.  
  • Cutícula: É a cutícula (camada externa) que protege o córtex. Exemplo: vamos supor que há uma casa somente como proteção, um telhado! Este telhado seria a cutícula e a parede e os móveis são o córtex. Se as telhas quebrarem ou apenas levantarem o que acontece? Isto mesmo, está casa ficará vulnerável a chuva, a raios solares, a poluição e com a cutícula do nosso cabelo não é diferente, quando nos abrimo-as, seja por processos propositais, seja por transformações químicas, e outros... Nós estamos deixando ás, vulneráveis á N processos.

    Por esses motivos precisamos muito cuidar dos nossos fios, pois eles sofrem diariamente com poluição, raios solares (que são altamente agressivos especialmente á cabelos descoloridos e tingidos), também por ações mecânicas como escovar, pentear, prender a franja (quem tem rs) com presilhas, e amarrar de qualquer jeito, ações químicas como permanentes, descolorações, colorações, e outros. Alguns destes  ativos químicos são tão fortes que são capazes de mexer na estrutura definitivamente como: tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio, hidróxido de guanidina ... eles são utilizados para alisar, relaxar, alisar termicamente, fazer permanentes (cachos) e etc. Ao contrário do que muitos pensam, esses ativos químicos são diferentes dos utilizados da progressiva comum, que tem em sua composição outro ativo químico semi definitivo( que muda sem retirar qualquer componente químico) enfim... em outro post eu falo com mais calma desta progressiva comum. 

   Agora que vocês sabem o básico (do básico rs), precisam aprender que tipos de tratamento são indicados para cada cabelo e que obviamente será no próximo post, vocês não vão querer  perder né ? (Rs) Assim espero! Beijos, fiquem com Deus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário